Novas variedades da HZPC no Brasil

A HZPC, principal empresa de sementes de batata a nível mundial, está introduzindo este ano no mercado brasileiro sete novas variedades desenvolvidas em seu centro de pesquisa situado na cidade de Metslawier, no norte da Holanda. Cada qual com características agronômicas e culinárias diversas, acreditamos que várias delas possam vir a ter importante participação na produção nacional de batatas em seus diversos nichos de mercado. Para não privilegiar nenhuma subjetivamente, passamos a apresentá-las em sequência alfabética, através de uma breve descrição dos principais aspectos de cada uma (para informações mais detalhadas favor nos consultar no e-mail tatasem@uol.com.br).




 


AMBRA
Cruzamento de Berber com Caesar, Ambra é uma bela variedade precoce, de tubérculos ovais e olhos superficiais, de tamanho médio, com pele e polpa amarelas, com teor de matéria seca baixo porém de cozimento bastante firme. O período de dormência é médio. A variedade é resistente aos nematóides
Ro1 e Ro4, levemente suscetível à requeima e à sarna comum, porém a resistência aos vírus PVYn, PVYntn e PLRV é boa.




 


ANNABELLE
Annabelle é uma variedade de batata precoce com um grande número de tubérculos alongados. Esta variedade é uma excelente batata de mesa, muito saborosa e de cozimento firme. Os tubérculos não crescem em demasia e em geral são bem uniformes em tamanho. A cor, tanto da pele quanto da polpa, é amarelo brilhante. Bastante apreciada como batata para salada na Europa Ocidental, onde já desfruta de um mercado ascendente. Os olhos são superficiais, a tuberização é rápida e a maturação é semi-precoce. A dormência também é curta. Alta produtividade. Annabelle é resistente ao nematóide do cisto da batata Ro1 e ao cancro fysyo1. A variedade é bastante suscetível à Requeima na folhagem e moderadamente suscetível à requeima no tubérculo. Annabelle tem uma resistência muito boa aos vírus PVY e PRLV, porém é bastante suscetível ao PVYntn. A resistência à Sarna Comum é moderada. Bastante resistente à mancha negra interna mas suscetível ao Fusarium.



CYRANO
Cyrano é uma variedade semi-tardia de apresentação espetacular. Pele amarela brilhante, olhos superficiais, tubérculos ovais de tamanho e formato bastante regular, polpa amarela clara, é uma variedade que realmente chama a atenção. Com um teor de matéria seca médio e uma excepcional resistência ao vírus PVYntn, que tem se tornado um fator bastante limitante na produção das variedades Caesar, Monalisa e agora também na Ãgata, Cyrano poderá ser uma ótima opção aos produtores e mercados que demandam estas variedades.
O seu período de dormência é de médio a longo e adapta-se bem a todos os tipos de solos. Por sua boa resistência ao Fusarium pode ser armazenada por períodos mais longos. Essa variedade é resistente ao Nematóide do cisto da batata Ro1, Ro2, 3, Ro4 e levemente suscetível ao Ro5. Moderadamente resistente à Requeima na folhagem. É também moderadamente resistente à Sarna Comum, Phoma e Fusarium. Essa variedade possui boa resistência à Requeima no tubérculo, mancha interna negra e ao segundo crescimento. E, como já dito, excelente resistência ao PVYntn.




 


INNOVATOR
Cruzamento da variedade norteamericana Shepody com um clone holandês (RZ-84-2580), Innovator é uma variedade já muito conhecida e utilizada nas indústrias de batata pré-frita ao redor do mundo, tanto por sua aptidão para o processamento quanto por seu excelente sabor. Na fábrica da McCain na Argentina a Innovator já representa mais de 50% do total ali processado. Seus tubérculos são grandes, de ovais para ovais alongados, com forma regular. Sua pele é do tipo “Russet”, ou seja, tendendo para o marrom e bastante “cascuda”. A cor da polpa é de creme para amarela clara. A maturação é bem precoce, com uma tuberização também precoce. Innovator é muito resistente à Requeima na folhagem, porém um pouco suscetível à Requeima no tubérculo.
Essa variedade é bem suscetível aos vírus PVYn e PLRV. Sensibilidade média à sarna comum. Bem resistente à Mancha Negra Interna e aos danos mecânicos. Sensibilidade mediana ao Fusarium e uma boa resistência ao segundo crescimento.




 


MOZART
Mozart é uma variedade de batata de mesa, especialmente adequada para lavagem e embalamento. Sua pele é vermelha, os tubérculos de formato oval, com olhos superficiais e formato bastante uniforme. A cor da polpa é amarela e o teor de matéria seca é médio. Sua maturação é semi-tardia. E como seus pontos fortes a boa resistência à Sarna Comum, aos vírus PVYn e PVYntn, e à seca, podendo assim ser plantada em qualquer tipo de solo e por produtores com dificuldade de irrigação. Sua dormência é semi-longa e resiste bem também ao Fusarium, podendo ser armazenada muito satisfatoriamente. Talvez possa ser uma boa opção aos produtores da variedade Asterix menos tecnificados.




 


RODEO
Rodeo é uma variedade de batata de mesa com alto rendimento. Possui belos tubérculos ovais alongados, com uma pele vermelha forte, olhos superficiais e polpa amarela clara. Tem se adaptado especialmente bem nas regiões Sul da Europa, Norte da Ãfrica e no Oriente Médio.
Sua maturação é semi-tardia e apresenta melhores resultados em solos com boa estrutura. Sua dormência é curta, não sendo necessária pré-brotação. O teor de matéria seca é de médio a baixo. A variedade dá muitos tubérculos por planta, sendo recomendado portanto uma distância entre plantas maior que o normal quando do plantio para consumo. Rodeo é suscetível aos nematóides do cisto da batata e resistente ao cancro fysyo 1. Rodeo é bem suscetível à requeima na folhagem e pouco suscetível no tubérculo. Essa variedade é bastante suscetível aos vírus PVY e PLRV, porém resiste bem ao PVYntn. Rodeo possui uma boa resistência à sarna comum. Rodeo não perde sua coloração vermelha forte mesmo em épocas de temperaturas mais altas, nem tem a tendência a deformar em função da umidade, dois pontos fortíssimos em relação à Asterix. E lava muito bem.




 


VOYAGER
Na minha modesta opinião, Voyager é o maior destaque dentre estas sete novas variedades da HZPC. Em nossos ensaios iniciais de introdução no Brasil foi a variedade que apresentou-se bem em todos os locais e em todas as diferentes épocas. Extremamente resistente à Requeima. Teor alto de matéria seca, o que a torna apta ao processamento industrial. Boa apresentação e aptidão também para lavagem, o que poderá fazê-la bastante atraente também no mercado de mesa de qualidade, como Bintje, Caesar e Asterix. Voyager é uma variedade de batata de mesa de pele amarela clara, de alta produtividade, tubérculos ovais alongados e polpa amarela clara. Os tubérculos possuem olhos superficiais e distribuição regular de tamanho. Sua maturação é semi-tardia e a dormência é longa.
Suscetível aos Nematóides do cisto da batata e resistente ao Cancro fysio 1. Voyager é bem resistente à Requeima na folhagem e no tubérculo. É quase resistente aos vírus PVYn e PVYntn e muito bem selecionável. Essa variedade possui uma resistência moderada à sarna comum, mas é bem sensível à sarna pulvurulenta. Bem resistente à mancha negra interna, e moderadamente resistente ao Fusarium, Phoma e Canela Prêta. Bem resistente à seca e ao calor.


Disponibilidade no Brasil
De acordo com seu projeto de desenvolver parcerias com produtores locais em suas novas variedades já desde a sua introdução no país, a HZPC iniciou em 2007 a produção inicial de sementes destas variedades com os seguintes produtores, os quais podem ser contatados desde já com vistas à disponibilidade de algum material já para as próximas temporadas :


• Agrícola Whermann (Cristalina/GO), telefone (61) 3504.0225
• Nascente Agrícola (São Gotardo/MG), telefone (34) 3664.5171
• Roccheto Agropecuária (Perdizes/MG) telefone (34) 3663.1211
• Nagano Kinzi Agropastoril (Mafra/SC) telefone (47) 3622.3015
• Agro Comercial Canoinhas (Canoinhas SC), telefone: (47) 3624.2566
• Iloir Fonini (Xanxerê/SC), telefone (49) 9989.0815
• Jefferson Suzin (São Joaquim/SC), telefone (49) 3233.1038


 

VEJA TAMBÉM

Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é...

LER

Antenor Pelegrino – Consultor trabalhista

PqC Engo Agro Hilario S. Miranda FilhoResidente Agronômica Cristiana Karin WuCentro de Horticultura, Instituto Agronômico,APTA, SAA-SP.fone: 19-3241-5188 – ramal 306hilário@iac.sp.gov.br A ‘sarna prateada’, causada pelo Helminthosporium solani Dur. e Mont. (sin. Spondylcladium atrovirens Harz.),...

LER

Fumiya Igarashi

Elcio HiranoGerente da EMBRAPA de Canoinhas/SC,elciohirano.encan@embrapa.bre Tomio Azuma No dia 15 de abril passado faleceu em Curitiba o Sr. Fumiya Igarashi que durante 40 anos foi um respeitado produtor de batata em nosso país....

LER

Rendilhamento no Tubérculo de Batata

Carlos Lopes Agnaldo Ferreira Giovani Olegário Carlos Ragassi Especialmente no Brasil, a aparência dos tubérculos é um importante diferencial na comercialização de batata para mesa. Por isso, é muito gratificante para o produtor observar um...

LER