Amor pelas batatas atravessa gerações

Novas gerações da Margossian Sementes perpetuam os conhecimentos de seu fundador, Abraham, no comércio de sementes de batata no país.

Desde a década de 70, uma das grandes referências da bataticultura no Brasil é Abraham Margossian, fundador da Margossian Sementes. Pioneira no ramo de batatas, a empresa atua na importação de sementes, realizando um atendimento personalizado e focado nos produtores da hortaliça em território nacional.

Associada da Associação Brasileira da Batata (ABBA) e, também, da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), na qual Abraham Margossian é o membro mais antigo, desde 1974, a empresa participou de forma efetiva do crescimento do mercado. O empresário, por exemplo, colaborou significativamente para a defesa dos interesses do setor de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais, enquanto esteve na presidência da entidade. A empresa também já introduziu mais de 30 cultivares de batata no Brasil, sendo muitas delas bastante conhecidas pelos produtores: Ãgata, Markies, Fontane, Arizona, Faluka, Manitou, Mustang, Ambition e Excellency.

Hoje, com 88 anos, Margossian continua atuando fortemente em seu negócio com a ajuda da nova geração da família, que herdou a vocação agrícola deste profissional, um dos pioneiros no segmento. Atualmente, Abraham tem a ajuda de sua filha, Sonia Regina Herrerias Margossian que cuida do processo de importação e de sua neta, Priscila Leite Margossian, engenheira agrônoma, que contribui com a parte técnica, visita a clientes e testes de novas cultivares.

Para Priscila, é recompensador trabalhar com o avô. “Toda a historia dele é sensacional e aprendo muito todos os dias. Além disso, é gratificante andar pelo Brasil conhecendo os produtores de batata e ouvi-los falando bem do meu avô, se referindo a ele com carinho e respeito, fico muito orgulhosa”, comenta.

Priscila salienta ainda sobre a grande responsabilidade e o trabalho árduo realizado pelos profissionais da empresa para a manutenção de seu pioneirismo no segmento. “Temos muitos anos de mercado e um nome a zelar, por isso, o trabalho é feito com muita seriedade, sempre cuidando da qualidade e da satisfação de nossos clientes, pois uma história de sucesso se alcança com muito trabalho e dedicação”, acredita.

Priscila Margossian e Abraham Margossian em um campo de teste em Pouso Alegre-MG

Priscila Margossiam e Abraham Margossian em um campo de teste em Pouso Alegre/MG

BOX – História da Margossian Sementes

O início

O primeiro contato de Abraham Margossian com a área agrícola foi em 1951, quando trabalhou com o comércio de sacarias nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), época na qual os sacos eram feitos de juta ou ráfia. A partir de 1970, com o aumento da demanda no setor de sacaria e o surgimento de novas embalagens plásticas, Abraham decidiu abrir a sua primeira empresa, a Margossian Comércio de Sacaria, que contribuiu para a introdução de embalagens feitas de nylon no mercado nacional, utilizadas até hoje pelo setor. Em 1972, agregou a atividade de comercialização de sementes de hortaliças em sua companhia, quando surgiu a Comercial Agrícola Margossian, que atuava na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Paixão por batatas

 No mesmo ano de 1972, Abraham fez sua primeira importação de batata-semente da Holanda, quando trouxe as cultivares: Bintje, Spunta e Radosa. Foi quando começou sua paixão pela comercialização de sementes de batatas. Margossian utilizou todo o lucro de sua primeira importação para realizar uma viagem para a Europa, com o intuito de conhecer mais sobre o funcionamento do mercado desta hortaliça. A partir daí, passou a assessorar produtores de batata e a estabelecer parcerias de plantio com a utilização das sementes que importava. Na ocasião, passou a contar com a ajuda do seu filho José Augusto Herrerias Margossian, que atuava nos campos de batata.

Primeira parceria

Em 1984, a primeira parceria surgiu. Margossian tornou-se representante da empresa holandesa Wolf & Wolf, posteriormente incorporada pela Agrico B.V., que ainda permanece com o mesmo nome. A partir dos anos 90, com o aumento das importações, passou a contar com a ajuda de sua filha Sonia Regina Herrerias Margossian, que até hoje realiza todo o processo de importação na empresa.

Grande marco

 Dez anos depois, em 1994, um grande marco para a empresa e para a bataticultura brasileira aconteceu: Abraham trouxe da Holanda a cultivar Ãgata, a cultivar mais produzida no Brasil até hoje. Seu cadastro no Registro Nacional de Cultivares (RNC) saiu em 1999 e, em apenas dois anos, a cultivar alcançou uma ascensão recorde no país.

Nova geração

A partir de 1998, a empresa de Abraham passou a se chamar Margossian Sementes, atuando unicamente com a comercialização de batata-semente. Alguns anos se passaram e, em 2011, a neta de Abraham, Priscila Leite Margossian, se juntou aos passos do avô e começou a fazer parte da empresa. Neste mesmo ano, Abraham começou a projetar e concretizar mais um grande sonho: a construção da câmara fria da empresa, localizada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, e que aos poucos está sendo finalizada.

Sr. Abraham com sua filha Sonia Margossian e Ruurd agente da Agrico na ALAP 2012

Sr. Abraham com sua filha Sonia Margossian e Ruurd, agente da Agrico na ALAP 2012

Atualmente, a empresa continua seguindo em busca de novos produtos para atender as necessidades de seus clientes, visando sempre à inovação e ampliação do mercado da bataticultura no Brasil.

Abraham Margossian em sua primeira visita a Holanda - 1973

Abraham Margossian em sua primeira visita a Holanda – 1973

VEJA TAMBÉM

Expansão e geração de renda – Bella Napoli inaugura centro de produção de massas na Bahia

Delivery 71-3353-4986 Salvador-BA www.bellanapoli.com.br Desde o início desse ano, a Rede Bella Napoli, empresa baiana de comida italiana, passou a funcionar com centro de produção de massas próprio. Seu campo de atuação foi expandido...

LER

Poderia, a bataticultura brasileira, estar de frente a uma nova virose desastrosa, como a do PVYntn?

José Alberto Caram de Souza-Dias (Eng. Agr. PhD) – APTA-Instituto Agronômico Campinas (IAC)/CPD Fitossanidade e-mail: jcaram@iac.sp.gov.br – fone: 19-32415188Sobre a constatação do PVYntn no Brasil Em 11 de Setembro de 1997, os Engs. Agrs....

LER

Contribuição Sindical Obrigatória.

Antenor Pelegrino – Consultor trabalhista – Av. Cesário Alvim, 818 – 4º andar, conj.415,Uberlândia/MG CEP:38400-098 – (34)3235.9977advocacia@pelegrino.com.br – www.pelegrino.com.br Desconto na folha de pagamento: Empregado Rural – 1/30 do salário mínimo – Contribuição é...

LER

BATATICULTURA – Dispêndios com defensivos agrícolas no quinquênio 1997-2001

EVARISTO M. NEVES – Professor Titular do Depto. de Economia, Administração e Sociologia, ESALQ/USP – CP: 9, Piracicaba/SP, 13418-900. emneves@esalq.usp.br, LUCIANO RODRIGUES – Graduando em Engenharia Agronômica, lurodrig@esalq.usp.br MARIAM DAYOUB – Graduanda em Engenharia...

LER