O óleo diesel é um combustível derivado do petróleo, sendo constituído, basicamente, por hidrocarbonetos. Alguns compostos presentes no diesel, lém de apresentarem carbono e hidrogênio, apresentam também enxofre. Hoje, são produzidos no Brasil três tipos de óleo diesel: o diesel interior (vermelho), o diesel metropolitano (amarelo) e o diesel marítimo (amarelo fosco). Por força da legislação ambiental, nos grandes centros, é obrigatório o consumo de óleo metropolitano, cuja queima resulta a menor emissão possível de enxofre (poluentes) na atmosfera. No entanto, nas áreas de menor índice de poluição, pode ser utilizado o diesel interior. Mas, também, pode ser utilizado o diesel metropolitano. Então, se não há restrições de queima nas regiões não metropolitanas, fica a questão: por que utilizar um produto mais caro como o diesel metropolitano? Porque a queima mais perfeita vai trazer consumo específico menor.
Fatos – Maior temperatura de destilação resulta em menores frações pesadas, que por sua vez, minimizarão os depósitos de resíduos no motor, menores emissões gasosas, como fumaça preta e óxidos de nitrogênio.
Enxofre – Por possuir menor teor de enxofre, minimiza a formação de dióxido e trióxido de enxofre, cuja presença destes compostos leva à formação de ácido sulfúrico que é altamente corrosivo para as partes metálicas, (cilindro, camisa, pistão anéis, bico injetor, etc.), além de ser poluente.
Densidade – Tendo sua densidade menor, o diesel metropolitano evita a produção de mistura rica dentro da câmara de combustão. Evita, ainda, a diluição do óleo lubrificante do motor através do combustível. Desta forma, mesmo que, a princípio mais caro, o diesel metropolitano virá, sem dúvida, ao longo do tempo se tornar mais barato pelas economias indiretas que gerou, face às suas qualidades.
Carlos Ernesto Augustin, Presidente da Associação de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) justifica a importância das associações do Mato Grosso (MT). 1) Quais são as principais associações estabelecidas no Mato Grosso (MT)? Em...
A ABASP foi fundada em 01 de agosto de 1995 através da iniciativa dos produtores de batata, da região sudoeste do estado de São Paulo. A iniciativa originou-se da necessidade de união para defender...
Paulo Popp, Engenheiro Agrônomo, Paulo Popp Consultoria Agrícola Ltda, pesquisador eassessor de desenvolvimento da Germicopa S/A, França. rppopp@netpar.com.br, telefones:(41) 253 7435 e (41) 9963 4092. Variedade é tecnologiaUma nova variedade de batata é sempre...
56 anosPesquisador da Embrapa Hortaliças(atualmente Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento)Ãrea de atuação: Fitopatologiaclopes@cnph.embrapa.br Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de Batata?Desde 1977, venho trabalhando na Embrapa Hortaliças...