Oportunidade com “Negócio Batata”

ENTREVISTA RAPHAEL ARVORÉ

Endereço/Contato
www.raphaelarvore.com.br
www.lojadobatateiro.com.br
www.universidadedabatata.com.br
www.batataempreendedora.com.br
Telefone / WhatsApp: (061) 9.9372-7286
E-mail: contato@raphaelarvore.com.br

– Data de fundação (online): Abril de 2016
– Localização: Ceilândia/DF
– Todos os nossos endereços são online

1) Quais são os produtos que a empresa disponibiliza ao mercado e quais são os canais?

Hoje disponibilizo mais de 150 produtos em nosso portfólio direcionados para montagem e desenvolvimento de batatarias:

– Mentoria para Montagem da Batataria;
– Kits, equipamentos e maquinários profissionais para Batataria;
– 37 Cursos Online com engenharia de cardápio para 73 opções de prato 100% a base
de batatas in natura:

  • Batata Á Belga
  • Batata Argentina
  • Batata Brava
  • Batata Chips
  • Batata Chips de Chocolate
  • Batata Chips de Furo
  • Batata Chips Desidratado
  • Batata Espiral
  • Batata Espiral Dog
  • Batata Frita Palito
  • Batata Furacão
  • Batata Godness
  • Batata Gratinada
  • Batata Hasselback
  • Batata No Cone
  • Batata Noisette
  • Batata Pacman
  • Batata Palha
  • Batata Palitochips
  • Batata Poutine
  • Batata Pré-Frita – In Natura
  • Batata Pré-Frita Congelada
  • Batata Prussiana
  • Batata Recheada Cremosa
  • Batata Recheada Cremosa Congelada
  • Batata Recheada Fry
  • Batata Ribbon
  • Batata Ribbon no Palito
  • Batata Rostí
  • Batata Rústica Anaconda de Bacon
  • Batata Rústica Canoa Assada
  • Batata Rústica Frita
  • Batata Smile
  • Batata Suíça
  • Batata Suíça Gratinada Congelada
  • Batatas em Conserva
  • Big Fritas
  • Biscoito Amanteigado de Batata
  • Bolinho de Batata Recheado
  • Bolinhos de Batata Doce
  • Bolo de Batata Recheada
  • Caldo de Batata
  • Casadinho de Batata ao Dulce
  • Cascas de Fritas
  • Chips de Batata Doce
  • Churros de Batata
  • Conserva de Batata Bolinha
  • Creme de Batata Ao Chantilly
  • Crepe de Batata
  • Croquete de Batata com Aipim
  • Dadinhos de Batata Chips
  • Doce de Batata Doce
  • Dulce de Batata Cheese
  • Escondidinho de Batata
  • Fécula de batata desidratada
  • Fios de Batata – Médios e Finos
  • Folhas de Batata Frita
  • Fritas Black
  • Fritas de Batata Doce
  • Fritas no Refri
  • Hambúrguer de Batata
  • Hot Dog de Fritas no Palito
  • Lasanha de Batata
  • Maionese de Batata
  • Mil Folhas de Batata
  • Nhoque de Batata
  • Ninho de Batata Palha
  • Omelete de Batata Palha
  • Pão de Batata
  • Purê Aligot
  • Purê Burger
  • Purê Congelado
  • Purê de Batata
  • Purê de Batata Flambado
  • Purê de Batata Verde
  • Rocambole de Batata
  • Sopa De Batata Desidratada
  • Suflê de Batata
  • Torre de Batata Frita
  • Tortilha Espanhola de Batata Frita
  • Tortilhas de Batata

2) Em qual região a empresa compra a batata fresca a ser utilizada?

Hoje como já são mais de quatro mil alunos espalhados por todos os estados do Brasil e em outros países, as compras acontecem em provavelmente todas as regiões.

3) Qual o tipo de batata fresca utilizada?

Devido a uma engenharia de cardápio muito grande, utilizamos todos os tipos e espécies de batatas na confecção e preparo dos pratos. Desde que sejam frescas.

4) Quais os critérios utilizados para a compra da batata fresca?

• Casca brilhante ou de boa aparência, cor da polpa e profundidade dos “olhos” da batata, classificação de defeitos e em alguns casos o Teor de Sólido.
• Fornecedores homologados.

5) Como está o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao consumo de produtos industrializados que tem como matéria-prima a batata?

Não tenho esses dados. Todas as nossas produções são de batatas artesanais, mesmo na produção em atacado.

6) Quais são os diferenciais dos produtos do seu Negócio?

Existe uma série de vantagens. Entre elas:
• Produção 100% artesanal, sem qualquer adição de conservantes.
• Produção padronização de produtos.
• Linha de equipamentos exclusiva para batatarias.
• Novas opções de prato na engenharia de cardápio todos os meses do ano.
• Oportunidade para montar um negócio sem qualquer concorrência.
• Baixo investimento para iniciar a batataria.
• Margem de lucros superiores à média de mercado.
• Menos de 5% de perda de matéria prima.
• Facilidade para expandir ao modelo de franquia.

7) Alguma observação ou consideração importante que queira fazer?

Eu acredito que empreender transforma e tem a força necessária para mudar o rumo da vida de uma pessoa e de um país.

8) Você já ficou alguma vez decepcionado com as batatas industrializadas que você comprou? Por quê?

Sim. Devido a falta de padronização dos produtos, a comercialização precisa ser modificada com muita frequência afetando diretamente o valor agregado ao prato.
Preços exorbitantes, diminuindo a oferta e atrasando a demanda por conta do custo ao consumidor final.
As embalagens das batatas industrializadas não favorecem a conservação do produto.
Alguns passo a passo do modo de preparo são completamente contra intuitivos para o uso doméstico e comercial.

9) Atualmente a quantidade de batatarias crescendo ou diminuindo? Por quê?

Nosso cálculo é baseado no número de alunos dos cursos, cada novo aluno representa uma nova batataria. O crescimento tem sido de mais ou menos 15% todos os meses, comparado aos anos anteriores.

10) O que você acha da batata como alimento?

Acho a coisa mais maravilhosa do mundo, ela estar no pódio como 3° alimento mais consumido no planeta não é à toa.
Produto barato e saboroso.
Potencial para se tornar o carboidrato principal na alimentação dentro e fora do lar.
O Brasil só não descobriu a batata ainda, mas já estamos resolvendo isso, como entusiasta das batatarias em todos os Estados brasileiros.

11) Quem são os principais clientes e qual a batata mais ensinada por Raphael Arvoré?

Os principais consumidores hoje são pequenas redes de Fast Food:
• Lanchonetes;
• Mini fábricas de batatas artesanais;
• Pessoas comuns que desejam montar o próprio negócio.

12) Como está a concorrência com produtos similares importados?

Não temos concorrentes diretos nem indiretos hoje no mercado brasileiro por se tratar de todas as produções serem artesanais. Ainda não existem produtos potencialmente substitutos, mas podemos usar como comparativos as novas opções de batatas congeladas.

13) Quais são as perspectivas da empresa quanto à introdução de novos produtos à base de batata?

Os novos lançamentos estão previstos para a partir de dezembro de 2020:
• O lançamento da nova franquia de batatarias automáticas. Um robô fará todo o trabalho, desde o preparo do prato, montagem do produto e venda para o cliente.
• Fevereiro de 2021, chegaram ao mercado a nova linha de batatas artesanais resfriadas e congeladas prontas para o consumo. Só aquecer e pronto!!

14) O que o Raphael Arvoré sugere aos produtores de batata?

Como fábrica artesanal, consumidor e culinarista, sugiro uma melhor classificação de
tamanho para melhor rendimento, mesmo com grande engenharia de cardápio, ainda
existe dificuldade de obter matéria prima específica criar maior demanda do mesmo
prato por conta da falta de padronização das sacas.

15) Consumo médio mensal de batata?

Somando todos os alunos da Batata Empreendedora aproximadamente 20 ton/mês.

16) Quantas refeições são preparadas em média por mês?

Acreditamos que cada uma dessas mini batatarias preparam em média de 3.500 refeições/ mês.

17) Quais são os principais pratos preparados nas batatarias?

• Batatas no cone
• Batata Palha
• Batata Chips
• Batata Suíça Rostí
• Batata Recheada Cremosa
• Batata Espiral
• Batata Ribbon
• Torre de Batata Frita
• Porções de Batata Maluca – Kit com todas as batatas acima.

18) Vocês utilizam batatas frescas no restaurante?

Sim, só trabalhamos com batatas frescas, até mesmo para preparo de batatas congeladas.

19) Vocês utilizam batatas industrializadas no restaurante?

Não como matéria prima principal, mas existem algumas prestações de serviços que batatas industrializadas são uma boa opção.

20) Qual a quantidade de batata industrializada consumida por mês?

Menos de 5%.

21) Como Raphael Arvoré começou?

Com a crise econômica no Brasil em 2015, tendo que baixar as portas da empresa de distribuição em atacado, com quase cem mil reais em dívidas e sofrendo de depressão, Raphael Arvoré teve que se reinventar e tirar de uma vez por todas da gaveta, seu mais simples e antigo projeto empreendedor quer era montar uma pequena rede de mini batatarias.

Com pouco recurso financeiro para investir no projeto, teve que escolher só um dos seus 73 tipos de pratos feitos à base de 100% de batata in natura. A escolhida foi a espiral, que são 50 centímetros de uma deliciosa batata frita bem sequinha e crocante, espetada em um enorme palito de bambu, cortada em formato espiral, coberta com um cremoso queijo cheddar caseiro e farinha de bacon frito com dois molhos especiais de acompanhamento. Sim, ela foi escolhida porque faz a gente encher a boca de água só de imaginar essa gostosura de batata gigante. O sucesso foi imediato!
Interessado em aumentar as vendas da batata através da internet, Raphael começou a fazer vídeos de preparo dos pratos, mas se deparou com o efeito totalmente inverso. Pra cada 10 pessoas que entravam em contato interessados na batata espiral, em média de 7 não queriam nem saber de comprar as batatas, mais sim, queriam aprender como eles também poderiam
montar uma mini batataria como aquela, e levar essa oportunidade para suas cidades. Todos ficavam admirados pela maneira como tudo era preparado, a simplicidade com que era
consumido o prato e também o volume de vendas para o público.
Ficou bem clara a oportunidade da mini batataria, porque além de um produto com uma apresentação totalmente inovadora e criativa, sem nenhuma concorrência no mercado, baixo investimento para iniciar o negócio, alta aceitação do público de todas as idades e poder aquisitivo, margens de lucros que podem ultrapassar 500%, matéria prima que pode ser encontrada em qualquer cidade e estado do Brasil e do mundo. Não deveria ter esperado nada diferente das pessoas. Imediatamente identificou uma excelente oportunidade para levar as mini batatarias para todo Brasil.
Assim surgiu o projeto Batata Empreendedora, que hoje ajuda pessoas comuns a realizar o sonho de montar o próprio negócio através das batatas, o 3° alimento mais consumido pela humanidade.

 

 

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