Oportunidades do amanhã no Agronegócio da Batata







             


Prof. Dr. Joseph Guenthner                   Dr. Jose Alberto Carm de Souza Dias


Palestra apresentada pelo Prof. Dr. Joseph Guenthner, no Encontro de Batata, realizado na Universidade de Idaho, EUA, Setembro, 2006. Traduzido sob permissão do autor, por José Alberto Caram de Souza Dias, Eng. Agr. PhD, Pesquisador Científico do Centro de P&D Fitossanidade do IAC/APTA.
jcaram@iac.sp.gov.br. Obs.: Notas do tradutor (NT) em itálico.


INTRODUÇÃO
O agronegócio da batata em Idaho enfrenta novas e excitantes oportunidades no mercado global. Uma das forças que criam oportunidades novas é a popularidade crescente da batata no mundo todo. Nos últimos 25 anos, o consumo mundial de batata subiu de 240 (1980) para 330 (2004) milhões de toneladas, um aumento de quase 40% (Figura 1).


Três categorias de oportunidades de agronegócios são abordadas nesta apresentação:


(1) Potencial de novos mercados em termos de localidades e ciclos de vida das variedades; (2) Novos modelos de negócios que estão emergindo; e (3) Apresentação e comentários sobre novas tecnologias, incluindo o ressurgimento de batatas genéticamente modificadas (NT: transgênicas).


NOVOS MERCADOS LOCALIDADES
Algumas localidades na Europa consomem mais batatas do que em outras partes do mundo (Figura 2). Conforme dados do Centro Internacional da Batata (CIP, Peru), em todas as partes do mundo,
as pessoas vão comer mais batata até o ano 2020: Na Europa, 80 kg per capita; Na Austrália, Nova Zelândia e América do Norte, 35-40 kg. O mais rápido crescimento percentual (3%) será nos países em desenvolvimento. Na China e Índia, é esperado um crescimento de 2,8 e 3,8% no consumo anual de batata, respectivamente.
Lanchonetes e restaurantes de serviço rápido (“fast food”) têm ajudado a tornar mais popular a batata congelada a nível mundial Decorrente desse fato, China e India estão importando mais fritas congeladas.


VARIEDADES
Como outros produtos comerciais, as novas e bem sucedidas variedades da batata também seguem o chamado ciclo de vida do produto – CVP (“Product life cycle – PLC”), apresentando 4 fases distintas: Introdução; Crescimento; Maturidade e Declínio.
A fase da introdução: Pode levar vários anos até que uma nova variedade venha a ser reconhecida e aceita no mercado. A fase do crescimento: É quando a variedade se torna popular; mas a fase de maturidade é alcançada eventualmente, quando o crescimento retarda e para. A fase do declínio: Quando o mercado dessa variedade encolhe.
Tanto produtores de batata-semente como de consumo, podem achar mais rentável produzir variedade que estão com seu CVP na fase de crescimento. Quando o mercado para uma variedade começa a se amadurecer e declinar pode estar na hora de mudar para outras variedades. Em Idaho, no ano de 2005, os produtores plantaram 53 variedades diferentes da batata. As 6 mais populares eram: (1) Russet Burbank, (2) Ranger Russet, (3) Norkotah, (4) Western Russet, (5) Frito-Lay e (6) Shepody. Naquele mesmo ano, em nível de EUA, foram plantadas 284 variedades de batata e as 6 mais eram: (1) Russet Burbank, (2) Norkotah, (3) Frito-Lay, (4) Ranger, (5) Norland e (6) Shepody.


A Russet Burbank, com o mais longo CVP (criada em 1874), está na fase de declínio. Nos últimos anos, o plantio dessa variedade declinou em média 10%.
Norkotah (1987) apresentou declínio de12% em 2005. A Ranger (1991), declinou 9%. Burbank Russet, Norkotah e Ranger são todas variedades do tipo “pele morena”. Uma variedade desse tipo, que teve um aumentou acima de 10% no plantio em 2005 foi a variedade Umatilla (1998).
Entre as variedades com aumento de 1% e 5% na área plantada em 2005, destacou-se a de pele vermelha Red Norland (1957) e a de pele dourada Yukon Gold (1981), respectivamente.
O direito de proteção de variedade (DPV) permite que a variedade seja um produto (propriedade) particular. O DVP tornar-se-á, cada vez mais, importante com o surgimento de novas variedades. No fim de 2005, havia um total de 200 registros de solicitações de DPV de batata nos EUA, sendo 40% de empresas dos EUA e as demais da Europa. Algumas universidades transferiram a licença (NT: venderam os direitos de proprietárias) de algumas variedades de batata a outras entidades ou empresas. As novas variedades protegidas fornecerão oportunidades de introdução de produtos com a marca da variedade, agregando valor em todos os segmentos do agronegócio, até o consumidor final.


NOVOS MODELOS de NEGÓCIOS


Produtor Global.
O número de fazendas de batata tem estado em crescimento, por décadas. Alguns produtores dos EUA já se tornaram internacionais no cultivo da batata. Foram não somente ao México e ao Canadá, mas também a América do Sul, à Europa, à Rússia e ao Oriente Médio, para plantar batatas. Muitos foram levados pelos principais processadores a medida em que globalizaram suas operações. Na opinião do autor, estas oportunidades deverão aumentar.


Manejo do Abastecimento
Tendo em vista que os preços da batata no mercado em geral são muito sensíveis às mudanças no abastecimento (oferta do produto), o esforço dos UNIDOS (movimento corporativo de bataticultores em expansão nos EUA e Canadá) já permitiu melhorar os lucros dos produtores, através de ações como: Redução de áreas plantadas em 2005. No futuro, os UNIDOS poderão reduzir área a ser colhida ou a quantidade a ser transferida do armazém para o mercado, se os plantios forem demasiados.


Gerenciamento dos Segmentos de Mercado
A preocupação dos consumidores com relação à segurança alimentar leva as empresas do mercado agrícola a desenvolver programas que documentem o fluxo dos seus produtos. A agropecuária respondeu aos interesses dos consumidores sobre a doença da vaca louca, desenvolvendo programas de rastreabilidade. Com isso, os consumidores podem ser informados onde o gado nasceu e engordou; como foi alimentado e abatido.
Algumas empresa usarão seus programas de gerenciamento das correntes de mercado para desenvolver marcas às quais os consumidores poderão estar dispostos a pagar um valor de qualidade (“price premium”). Alguns programas são desenhados para avaliações das práticas aplicadas por terceirizados, as quais são consideradas pelos consumidores como sociais, sanitárias e ambientalmente corretas.
A medida em que os gigantes da venda no varejo (Wal Mart) e dos restaurantes e lanchonetes (Mc Donald’s) implementam esses programas, haverá oportunidades de se juntar a esses times na condição de fornecedores preferenciais.


Direitos de Patente (Propriedade Intelectual)
Além da proteção de variedades, poderá haver outras oportunidades na área de direitos intelectuais patenteáveis. Algumas das empresas que desenvolveram sistemas de gerenciamento dos segmentos de mercado poderão torná-los protegidos (patenteados). Produtores que se integram a esses sistemas podem acessar tecnologias de produção e armazenamento.
É possível que, um dia, a McDonald’s e/ou Wal Mart se juntem com grupos de produtores para conseguirem direitos exclusivos no uso de tecnologias e variedades protegidas.


NOVAS TECNOLOGIAS


Technico (NT: Empresa de tecnologias na bataticultura)
Embora a batata transgênica tenha sido um fracasso de mercado, a tecnologia voltada à bataticultura não está paralisada. A empresa australiana Technico, usando sua tecnologia patenteada de produção de minitubérculos (“Technituber”), desenvolveu tecnologia para encurtar as gerações da batata- semente e fornecer lotes desse material como batata-semente de baixo custo, na China e na Índia.


Produtos Transgênicos
É possível que a batata transgênica tenha um retorno no mercado. Enquanto nos anos 90 a Greenpeace, organização não governamental (ONG), foi peça fundamental no convencimento de restaurantes e lanchonetes a não servirem batata genéticamente modificada, atualmente, tem sido presenciada na Ãfrica, Malásia, China e Índia (dois de maiores populações) a ação de algumas outras ONGs, posicionando e desbancando algum poder da Greenpeace. O forte lema de atitudes pró-transgênicos tem sido “na aplicação da biotecnologia com segurança e ética na pesquisa e no desenvolvimento de forma responsável, a fim de alimentar grande massa de pessoas.” Na América do Sul, devido às legislações favoráveis na vizinha Argentina, o governo do vizinho Brasil, evitou um mercado negro de sementes transgênicas modificando a lei. É possível que comportamentos como esse se repetirão em outras partes do mundo. Os europeus, pagadores de impostos, que já suprem os produtores com subsídios exorbitantes, serão forçados a pagar ainda mais se a agricultura européia se tornar menos competitiva. Assim, a batata transgênica terá seu retorno. Seguindo o ciclo de vida dos produtos, a fase de introdução para novas tecnologias, como automóveis e telefones celulares levou aproximadamente 15 anos. Se a batata transgênica seguir esse padrão, a fase de crescimento estará ocorrendo no final desta década.


Os Brotos de Batata
Uma das novas tecnologias que foi indicada para o Prêmio de Inovação no Congresso Europeu da Batata, em 2005, foi a do broto de batata (NT: A tecnologia do broto, na exportação-importação de batata-semente. Matéria apresentada na revista Batata Show, ano 5, n. 11, abril 2005, pg. 11). Trata-se de um projeto liderado por Bill Campbell, no Alaska e por José Dias, no Brasil (NT: Willian L. Campbell, do Alaska Plant Material Center, em Palmer, no Estado do Alaska, EUA; e por José A. Caram de Souza-Dias, do APTA/Instituto Agronômico; Centro de Fitossanidade, em Campinas, SP). Campbell envia os brotos para Caram de Souza-Dias (NT: Destacados de tubérculos de batata-semente básica , acompanhados de atestado fitossanitário expedido pelo USDA, para os tubérculos dos quais foram desbrotados), o qual planta esses brotos para produção de minitubéculos, dentro de telados anti-afídeos. Um mês após deixar o Alaska, os brotos geram uma plantação com mais de 90% de germinação (NT: Os brotos de 5 a 10 cm de comprimento são colocados em volumes de 1 a 2 kg, dentro de saquinho plástico.
O despacho é feito em caixa de papelão, sem necessidade de refrigeração.O transporte é via aérea, tipo SEDEX, UPS, DHL etc, levando apenas 4 dias do Alaska ao Brasil, passando pelo serviço de vigilância sanitária e quarentenária, conforme previsto na permissão de importação do DDIV- MAPA). Uma das vantagens da tecnologia do broto é a de que esta reduz ou previne a disseminação de patógenos do solo (NT: Partículas de solo estão geralmente presentes na batata-semente quando transportada na forma convencional de tubérculos). Outra vantagem é a de que a batata-semente pode ser duplamente aproveitada para plantio: um plantio dos brotos que são removidos e outra dos próprios tubérculos desbrotados que rebrotam. Uma terceira vantagem é o custo reduzido no transporte.



Conclusão
Oportunidade para produtores de batata assenta em áreas de novos mercados, novos modelos de comércio e novas tecnologias. O agronegócio da batata em Idaho, EUA , possui muitas pessoas brilhantes e inovadoras (NT.: assim como no Brasil), as quais poderão competir muito bem nesse ambiente de novas oportunidades.

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