PESQUISA COM BATATA TEM NOVAS PESQUISADORAS EM SÃO PAULO

Eng. Agr. PqC. Hilario da Silva Miranda Filho
IAC – APTA – hilario@iac.sp.gov.br


Depois de longo intervalo, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da
Secretaria da Agricultura e Abastecimento, do Governo do Estado de São Paulo responsável pela pesquisa relacionada ao agronegócio, reforçou de maneira substantiva sua equipe de pesquisadores científicos. Cerca de 350 novos pesquisadores, a maior parte com doutorado, foram contratados para os Institutos de Pesquisa ou para os Pólos Regionais de Desenvolvimento.
Nos Institutos, a pesquisa com a cultura da batata foi reforçada com a contratação de duas novas pesquisadoras, as doutoras Suzete A. Lanza Destéfano e Sally Ferreira Blat.
Suzete passará a fazer parte, agora de maneira oficial, do Laboratório de Bacteriologia Vegetal, do Instituto Biológico, onde desde 2000 estava em Pós-Doutorado. Formada em Biologia na PUCCampinas, fez seu mestrado em Genética de Microorganismos na UNICAMP. Na mesma Universidade, mas em Biologia Molecular, recebeu o título de doutora em 1994. Desde então esteve em dois períodos de Pós-Doutoramento, ambos patrocinados pela FAPESP. No Instituto Biológico, implementou o setor de Biologia Molecular para a detecção e identificação de bactérias patogênicas à plantas de importância econômica. Em 2000, foi nomeada representante do Brasil no comitê que regulamenta o envio e transporte de material microbiológico da WFCC (World Federation for Culture Collection). É atualmente gerente da
Coleção de Culturas de Fitobactérias do Instituto Biológico, IBSBF. Tem ótima produção científica, com mais de 50 trabalhos publicados ou apresentados em Congressos, além de desenvolver atividades docentes, em graduação e pós-graduação. A Dra. Suzete Destéfano coordenará o projeto parcialmente financiado pela ABBA, que verificará a ocorrência de Streptomyces sp. no país causando a sarna comum na batata, estudando sua sistemática em nível molecular.
Sally Blat formou-se em Agronomia na UNESPJaboticabal, onde fez seu mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas. Doutorou-se pela ESALQ-USP, em 2004, na área de Fitotecnia, mas sempre ligada ao melhoramento genético, estudando a reação de espécies hortícolas a patógenos. Em seu período de pós-graduação, publicou ou apresentou em Congressos Científicos mais de 25 trabalhos. Logo após seu doutoramento foi aprovada em concurso do Instituto Agronômico, onde deverá ser a responsável pelo Melhoramento Genético da Batata, especialmente na incorporação de resistência a patógenos e a outros fatores de estresse, colaborando, contudo, em todos os projetos ligados à cultura em desenvolvimento no Centro de Horticultura do Instituto Agronômico.
Nos Pólos Regionais de Desenvolvimento mais ligados à cultura de batata, o do Nordeste Paulista, com sede em Mococa e que abrange toda a região produtora de Vargem Grande do Sul, e o do Sudoeste Paulista, de Capão Bonito, haverá um aumento nos esforços de pesquisa com a cultura.
No primeiro, segundo seu diretor Paulo Boller Gallo, haverá um pesquisador responsável pela pesquisa regional em batata e cebola, além de outra, que se dedicará exclusivamente à irrigação e sua economicidade. No de Capão Bonito, que já dispõe de uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento especializada em batata, situada em Itararé, também novos pesquisadores se dedicarão à atividade.
Eng. Agr. PqC. Hilario da Silva Miranda Filho
IAC – APTA – hilario@iac.sp.gov.br



Figura 1: Suzete Destéfano e Sally Blat, novas pesquisadoras em batata.
 
 

VEJA TAMBÉM

Do sul de Minas para o Brasil e o Mundo

Eng. Agrônomo Orlando Palocci Neto ABASMIG/DIASUL/ABBA Av. pref. Olavo Gomes de Oliveira, 1 785 Pouso Alegre/MG Fone: (35) 3422.4142 -9984.2556 email: diasul@net.em.com.br Do Sul de Minas, principal região produtora de batatas do Brasil, respondendo...

LER

Apresentação ao Consumidor

Satisfatório Insatisfatório  

LER

Eventos – Carta do Leitor

Estimados amigos de Batata Show:Deseo agradecerles por el envío de vuestra revista y felicitarlos por la excelente calidad ya sea por el contenido de losartículos como de la impresión, papel, etc. Muchas gracias otra...

LER

As Aparências Enganam…

Há aproximadamente cinco anos, as principais variedades de batata produzidas no Brasil eram: Bintje, Achat, Elvira, Baronesa, Atlantic e Baraka. Atualmente as principais variedades são Monalisa, Mondial, Asterix, Ãgata, Atlantic, e ainda um pouco...

LER