Preparo de solo nos trópicos

Roberto Sako – Diretor mafes@uol.com.br (11) 4790-2455 / 2904


O sistema Mafes de plantio da batata foi desenvolvido através da observação das condições em que se obtém as mais altas produtividades. Estas observações têm um foco muito grande nos solos e no clima de Mogi das Cruzes (SP) e Brasília (DF), onde o diretor plantava.
De 1980 a 2003, a Mafes tem procurado reproduzir estas condições, que são:


1 – Presença de muita massa em estado de senescência no preparo do solo;
2 – Preparo final com granulometria de 5 a 20mm de diâmetro;
3 – Não plantar em solos com tendência a lamear;
4 – Plantio dentro de um rígido cronograma;
5 – Amontoa centralizada e de formato trapezoidal;
6 – Não provocar estresse durante e pós-amontoa;
7 – Estar isento de ervas no final do ciclo da Batata.


Para se manter este conjunto de fatores, dentro de um rígido cronograma, faltam recursos de máquinas.
Tendo uma área com alta densidade de capim elefante (Napie) ou brachiaria, é impossível prepará-la sem a queima. Mesmo assim, é extremamente difícil destroçar as touceiras.
Na região de Mogi das Cruzes chove muito nos meses de fevereiro e março, dificultando o preparo e plantio dentro do cronograma.
Diante deste quadro, idealizou-se uma forma de preparo do plantio que conduzisse da palha ao plantio de forma simultânea. O plantio direto nos grãos é feito na palha, porém, a batata necessita de um solo profundo e melhor trabalhado. Portanto, é inevitável seu revolvimento.
Para melhor estudo e execução, separamos o preparo em três fases:


A – Picar a palha em pedaços menores que 10 cm;
B – Destroçar as touceiras do capim;
C – Corte do solo com granulometria abaixo de 5 cm e mistura homogênea da palha e raízes a 40cm.


Na palha, a Mafes desenvolveu o “Tribar” (trincha barbeadora). Trata-se de uma trincha que corta a palha rente ao solo, graças a um sistema copiador do solo e das valas que arremessam as palhas nas facas do “Tribar”. Na solução das touceiras, a Mafes desenvolveu o “Roto” que é uma canteiradora com facas especiais para destroçá-los. No corte profundo, através da mistura de solo e palha, desenvolveu-se o picão. Com este sistema, solos com volumes de massa seca (palha + raízes) de até 45t/ha são facilmente preparados com três tratores, e o plantio, com um quarto trator, todos com 75 a 90cv de potência, apenas a do picão é interessante ser traçado, as demais podem ser simples.
A Plantadora PM-2, da Mafes, fora projetada com as condicionantes:


1 – Engate nos três pontos do trator com autonomia de 1.000m;
2 – Plantio de semente 0 a IV;
3 – Velocidade de 7km/h de plantio;
4 – Precisão no plantio entre plantas;
5 – Ferimento na semente compatível ao plantio manual;
6 – Germinação e arranque compatível com o manual;
7 – Plantadora Adubadora de duas linhas.


 


Com os objetivos alcançados, após 23 anos de pesquisa e projeto, viabilizamos não só a colheita mecânica da batata, como também um ganho em produtividade de 10 a 30%. A Mafes chegou a este sistema graças ao incentivo e apoio da Montesa, Elma Chips e do Grupo Nascente. A todos, nossos sinceros agradecimentos.

VEJA TAMBÉM

Tuberização

Silvio Tavares – stavares@esalq.usp.brEng. Agrônomo, doutorando em agronomia – Depto. de Produção Vegetal – ESALQ/USP IntroduçãoA batata (Solanum tuberosum L. subespécie tuberosum Hawkes), planta herbácea da família Solanaceae, tem como importante fonte alimentar os...

LER

Seção Especial – Ano Internacional da Batata – Saudação à Batata Brasileira

Neste ano em que merecidamente te homenageiam, oh batata, que todos os teus clones sejam venerados, não importa tua idade ou tua origem. Simplesmente serás brasileira se nosso solo aqui te acolhe. Saúde e...

LER

Necrose Interna Bilateral (NIBLA): defeito da batata-semente associado à nutrição cálcica.

Quando um produtor de batata, destinada à propagação, verifica a existência de defeitos fisiológicos em seu material após o armazenamento, procura, quase sempre, atribuir esses defeitos a problemas ocorridos na câmara frigorífica. Defeitos fisiológicos...

LER

Batata pré frita congelada: questão de tempo

Katsumi Takano TK Congelados Ltda Rua Mergenthaler, 232 cj 32 Vila Leopoldina São Paulo/SP – CEP 05311-030 Fone (011) 3835.8707 e-mail: walter@tkcongelados.com.br O velho hábito de saborear a nossa tradicional Batata frita, está tão...

LER