Seção Prós e Contras – Variedade Ãgata

Prós e contras


A partir desta edição, a Revista Batata Show terá uma nova seção denominada Prós e Contras. O objetivo desta nova seção será divulgar as opiniões sobre assuntos considerados polêmicos para incentivar discussões e gerações de propostas de soluções em prol da Cadeia Brasileira da Batata. Na inauguração da seção o tema sugerido foi a variedade Ãgata no Brasil.


Variedade Ãgata


Atualmente no Brasil são plantadas as seguintes variedades – Ãgata, Cupido, Asterix, Monalisa,
Atlantic, Mondial, Markies, Macaca, Caesar, Vivaldi, Achat, Bintje, Panda etc. Provavelmente a variedade Ãgata representa mais de 60% da área plantada e consequentemente mais de 70% da produção nacional. Este desequilíbrio deve-se a falta de legislação, fiscalização, organização etc.
Ãgata – BONITINHA, pois tem uma pele lisa, olhos rasos, bom formato (ovalado) e produz muito… ORDINÃRIA, pois a facilidade de brotação praticamente destruiu o segmento produtor de batata semente do Brasil e contribuiu para a disseminação a nível nacional de muitos problemas fitossanitários… ORDINÃRIA, pois causa muitas decepções aos consumidores quando preparadas incorretamente.


O fato da variedade Ãgata ser, geralmente, imprópria para fritura incentiva a população a consumir cada vez mais batata pré-frita… Importada. As batatas de hoje esverdeiam e brotam rapidamente nos domicílios. Antes, quando havia a “Binge”, isto nunca acontecia. Muitos produtores dizem: – “Se plantar Ãgata eu quebro, se não plantar eu quebro também…” Ou seja, “Se correr o bicho pega… Se ficar o bicho come…”
O comprador tem apenas a aparência e o preço como parâmetros no momento de aquisição de batatas frescas. Infelizmente, a maioria das variedades disponíveis no mercado nacional é bonita e culinariamente ruim. O principal exemplo é a variedade Mondial.


Se a obrigatoriedade de informar as características culinárias fosse fiscalizada e cumprida, a variedade
Ãgata poderia ser utilizada mais corretamente e proporcionaria satisfação aos consumidores, pois como cozida, assada etc, menos fritura, massas, ela corresponde às expectativas dos comedores de batata.
“A Ãgata não é uma vilã, e sim uma ferramenta mal utilizada pelos produtores”. Sabemos que produtos como a batata não tolera sobras no mercado, portanto, caberia aos produtores plantar somente o que o mercado necessita desta variedade”.


A variedade Ãgata imediatamente após a colheita preenche as exigências do mercado consumidor, pois apresenta tubérculos bem formados, com olhos rasos, pele amarela, lisa e brilhante, raramente apresentando defeitos fisiológicos. Tem, possivelmente, o maior potencial de produção entre as variedades aqui plantadas, originadas da importação. Com resistência relativamente alta aos strains normais do vírus Y da batata tem seus tubérculos-semente produzidos com relativa facilidade, com índices aceitáveis de sanidade, mesmo por agricultores não especializados no setor. Sua maior restrição na produção é a susceptibilidade que apresenta às podridões quando explorada sob condições de alta precipitação pluviométrica.


Sua precocidade de tuberização e de brotação permite grande flexibilidade na determinação da data da morte das ramas e no manejo da batata-semente. Essa variedade não é plantada, principalmente, por agricultores que exploram a cultura uma única vez por ano e não conseguem ter tubérculos-semente em condições fisiológicas aceitáveis, retendo-os de ano para ano. Suas qualidades culinárias são sofríveis, mas essa é uma característica da maior parte das variedades de pele amarela lisa exploradas no Brasil. Quando da entrada da Monalisa no mercado, a opinião sobre seu comportamento culinário era o mesmo que hoje é o da Ãgata. Se Ãgata tem a importância atual é porque apresenta melhor relação de custo/benefício e manterá essa importância até que outra variedade possa suplantá-la, o que nos parece extremamente difícil enquanto o mercado valorizar apenas o aspecto externo dos tubérculos exigindo, além de bom formato, pele lisa e brilhante.


 

VEJA TAMBÉM

Bataticultor: cuidado com o ataque de lagarta-do-cartucho em batata

A lagarta-do-cartucho Spodoptera frungiperda (Lepidoptera: Noctuidae) é uma importante praga na cultura do milho. O inseto ocorre durante todo o ano no campo, em maiores infestações na primavera-verão. A lagartado- cartucho pode atacar tubérculos...

LER

Preocupações dos produtores

O Brasil possuía mais de 30 mil produtores de batata, mais de 170 mil hectares plantados, as épocas de plantio eram bem definidas em cada região, o setor de produção de batata semente era...

LER

Cultura da batata será dinamizada no departamento de produção vegetal

O engenheiro agrônomo Paulo César Tavares de Melo assumiu recentemente a função de professor de olericultura do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, campus...

LER

VI Seminário Brasileiro da Batata

SBB 2016 A ABBA foi criada em 1997 e, desde então, organizou cinco ENBs (Encontro Nacional da Batata) e seis SBBs (Seminário Brasileiro da Batata). Enquanto o SBB consiste, basicamente, de palestras relacionadas à...

LER