Da esquerda para a direita:
Quirino Augusto de Camargo Carmelo
qacarme@esalq.usp.br – Professor associado
Magnus Dall’Igna Deon
deon@esalq.usp.br – Pós-graduando
Antonio Roque Dechen
ardechen@esalq.usp.br – Professor titular
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Depto de Ciência do Solo, CP 09, 13418-900
(19) 3429.4170 – Fax: (19) 3434.7947
Nitrogênio
O nitrogênio é absorvido pelos vegetais nas formas de amônio (NH4+) e nitrato (NO3-). O nitrogênio é constituinte de vários compostos essenciais ao vegetal como as proteínas, o DNA, a molécula de clorofila e vitaminas. É um nutriente muito móvel na planta e a deficiência de nitrogênio se mostra como uma clorose pálida das folhas mais velhas que se estende para a planta inteira. As folhas ficam eretas, com menor ângulo de inserção das folhas. Sob carência de N, as plantas são pouco vigorosas, com hastes finas e internódios curtos e produzem poucos tubérculos, que são pequenos.
Adubos nitrogenados comuns são uréia, sulfato de amônio e nitratos, de cálcio, potássio e amônio.
Fósforo
O fósforo é absorvido da solução do solo e utilizado pela planta como o íon ortofosfato (H2PO4-). Ele participa de inúmeros processos, como na composição do DNA, de moléculas energéticas como o ATP e da ativação de enzimas na regulação do metabolismo do vegetal.
O fósforo é muito móvel na planta e devido a isso, os sintomas de deficiência ocorrem, inicialmente, nas folhas mais velhas, em cujas bordas surgem áreas amareladas. É comum as folhas novas apresentarem-se verde escuro opaco, de textura coriácea, e curvarem para cima. As plantas têm o crescimento reduzido e ocorre redução do ciclo vegetativo.
Fontes de fósforo tradicionais são o superfosfato simples e triplo, e o mono-amônio fosfato (MAP).
Potássio
O potássio é absorvido na forma iônica (K+) e assim permanece nas plantas, não formando compostos. Ele também é muito móvel na planta. O potássio mantém o potencial osmótico e participa do processo de abertura e fechamento dos estômatos, regulando a transpiração e entrada do CO2 e influenciando a fotossíntese. O potássio também é ativador de um grande número de enzimas e atua no transporte de carboidratos. A carência desse elemento mostra-se como um amarelecimento e necrose das margens e/ou, próximo às nervuras das folhas mais velhas. As bordas das folhas curvam-se para baixo e os internós tornam-se mais curtos.
A fonte mais barata de potássio é o cloreto de potássio mas, pelo seu alto conteúdo de cloreto, muitos produtores preferem substituí- lo pelo sulfato de potássio.
Cálcio
O cálcio é absorvido como Ca+2 e é um importante componente da parede celular, sendo imprescindível para o crescimento apical, tanto das raízes como da parte aérea. É um elemento imóvel quanto à redistribuição na planta.
Sob deficiência de cálcio, ocorre clorose e necrose dos bordos foliares das folhas novas, com curvamento para cima. Como ocorrem danos às brotações, a planta emite, de forma intensa, novas brotações nas inserções das folhas. Necroses escuras no interior dos tubérculos podem ser observadas também.
Normalmente, o suprimento de cálcio às plantas se dá pela calagem. Em condições onde a calagem não pode ser muito intensa, uma fonte barata de cálcio é o gesso agrícola.
Sob condições mais tecnificadas, o nitrato de cálcio também é ótima fonte de cálcio.
Magnésio
O magnésio é absorvido pelas plantas como cátion divalente (Mg2+). É o elemento central da molécula de clorofila e ativador enzimático.
É móvel quanto à redistribuição na planta. Sob deficiência, as plantas apresentam amarelecimento das regiões entre as nervuras das folhas mais velhas. Com o prosseguimento da deficiência, podem ocorrer lesões necróticas nas áreas internervais.
O magnésio é outro nutriente presente no calcário quando este for dolomítico, mas pode ser fornecido às plantas como sulfato de magnésio.
Enxofre
O enxofre é absorvido da solução do solo pela planta na forma de sulfato (SO4-2). Ele é incorporado às proteínas, com função semelhante à do nitrogênio, entretanto, não é tão móvel quanto à redistribuição na planta como o nitrogênio. A deficiência de enxofre se manifesta como uma clorose que inicia em manchas e evolui para a folha inteira. Normalmente, este sintoma inicia-se pelas folhas mais novas.
As várias formas de sulfato: de potássio, magnésio, amônio o gesso, e o superfosfato simples são ótima fontes de enxofre às plantas.
Nitrogênio: Clorose pálida das folhas mais velhas, que se estende para a planta inteira. Plantas pouco vigorosas e tubérculos pequenos. | Fósforo: Ãreas amareladas nas bordas das folhas mais velhas. Folhas novas verde escuro e curvadas para cima. Plantas com crescimento reduzido e redução do ciclo vegetativo. | |
Potássio: Amarelecimento e necrose das margens e/ou próximo às nervuras das folhas mais velhas. As bordas das folhas curvam para baixo. Internós mais curtos. | Cálcio: Necroses escuras no interior dos tubérculos. Nas folhas novas, clorose e necrose dos bordos foliares com curvamento para cima. | |
Magnésio: Amarelecimento das regiões entre as nervuras das folhas mais velhas. Com o prosseguimento da deficiência, podem ocorrer lesões necróticas nas áreas com clorose. | Enxofre: Clorose que inicia em manchas e evolui para a folha inteira. Normalmente o sintoma inicia pelas folhas mais novas. |
Fotos: Stoller do Brasil
Prejuízos causados ao país, de acordo com estudos realizados, atingiram a cifra de R$ 700 milhões Fernando Henrique Marini Gerente de Produto A partir de 2001 o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para...
O Brasil possui a mesa mais farta, saborosa, saudável e barata do mundo. Podemos produzir alimentos em quantidade e qualidade durante o ano todo, simultaneamente em várias regiões. Apesar dessa situação singular, a maioria...
atendimento@fritell.com.br11 4425.6566 / 11 4425.0193Santo André – SP No mercado há aproximadamente seis anos, a Fritell é a empresa produtora de Batata frita “Tipo Palha” e “Tipo Chips” que mantém como sua grande meta,...
FRAIZZ – Indústria de Alimentos, Comercial e Importadora S/A Rua Luigi Batistini, 570 – São Bernardo do Campo/SP – CEP: 09842-020 RENATO NORIO – Diretor Industrial RICARDO MOTIO FUKUA – Diretor Comercial 1. Quais...