Sipcam Agro SA é a empresa brasileira do grupo de empresas Sipcam, que pertence à Sipcam-Oxon, grupo privado de capital fechado, com sede em Milão, Itália. O grupo é formado por dois tipos de empresas: Oxon, ativa desde 1970, dedicada à síntese química de ingredientes ativos e Sipcam, ativa desde 1946, que atua no setor de química fina, com foco no desenvolvimento, formulação e distribuição de defensivos agrícolas. O grupo está presente em vários países do mundo: Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Brasil, entre outros.
Com o escritório central localizado na cidade de São Paulo (SP) e a unidade industrial em Uberaba (MG), a Sipcam Agro SA atua nos mercado de defensivos agrícolas e de produtos especiais para a nutrição das plantas e fisiologia vegetal, para o mercado brasileiro e América Latina.
A unidade industrial, sediada em Uberaba, opera dentro de Padrões Internacionais de Qualidade (ISO 9002), certificado pelo BR – TÃœV.
Missão
Inovar, desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços de qualidade para os mercados de proteção de plantas, fisiologia e nutrição vegetal especializada, contribuindo para o sucesso da produção agrícola sustentável, com respeito irrestrito a seus parceiros comerciais, funcionários, meio ambiente e aos consumidores.
A Sipcam Agro SA vive e honra a sua missão. A empresa trabalha para ser percebida como uma empresa modelo no setor de defensivos agrícolas. Para isto, a empresa tem desenvolvido uma visão que reflete como a empresa e seus representantes querem ser percebidos no mercado.
Envase de PM
Visão
A Sipcam quer ser percebida no mercado brasileiro como uma empresa que: · Acredita em valores e princípios de comportamento ético, relacionamento humano e respeito ao meio ambiente.
· Opera em cooperação com fornecedores, distribuidores e associações de classe, mantendo sua independência.
· Inova na procura e oferecimento de produtos diferenciados, sempre com qualidade e segurança.
· Possui uma organização enxuta, ágil, que atua em equipe, comprometida com o sucesso de seus clientes.
· Mantém um contato estreito e comprometido com o mercado, desenvolvendo parcerias de longo prazo.
· Desenvolve, sintetiza, formula e comercializa produtos da mais alta qualidade.
· Atua dentro dos mais altos padrões de produção, segurança e respeito ao meio ambiente.
· Possui tecnologia própria e instalações para desenvolver, sintetizar, formular e comercializar defensivos agrícolas, nutrientes e reguladores de crescimento.
· Opera no mercado através de uma estrutura comercial focalizada em alvos definidos e dedicada à criação de valor.
· Possui uma estratégia definida, acordada, comunicada e monitorada.
A unidade industrial, sediada no Distrito Industrial Delta III, em Uberaba, presta serviços de formulação para terceiros, atendendo às necessidades de formulação das principais empresas multinacionais do Brasil e América Latina.
Envase de SC
A batata é uma das culturas estratégicas definidas como alvo dos investimentos da Sipcam. O grupo tem participação em duas empresas químicas de pesquisas. Uma delas, a empresa italiana Caffaro, sintetiza Clorotalonil da mais alta qualidade. A outra, Isagro, desenvolveu e sintetiza duas moléculas fungicidas, recentemente lançadas no mercado brasileiro: Tetraconazole, vendido com a marca Domark*, e Benalaxyl, vendido no mercado brasileiro como Galben* M, em mistura com mancozeb.
Entre os principais produtos fornecidos pela Sipcam, para o mercado da batata, podemos encontrar:
Isatalonil* (clorotalonil) Isatalonil é apresentado em duas formulações: PM (pó molhável com 750 g/kg de ia) e em SC (suspensão concentrada com 500 g/l de ia) Os fungicidas de marca comercial Isatalonil*, são protetores de contato de longo poder residual para o controle das principais doenças da batata: a requeima e pinta preta.
Púgil* GRDA (clorotalonil)
O seu fungicida protetor em formulação inovadora (GRDA), que a Sipcam está lançando no mercado, Pugil* (grânulos dispersíveis em água com 750 g/kg de ia) de grande atividade biológica no controle da pinta preta e requeima da batata.
Biomonitoramento
Domark* (tetraconazole)
Domark é um fungicida sistêmico com ação preventiva e curativa, que apresenta alta eficácia no controle da pinta preta da batata.
Galben* M (benalaxyl)
Galben* M é o mais novo fungicida lançado pela Sipcam. É um fungicida sistêmico para o controle da requeima na batata e no tomateiro, como também o míldio na videira. Galben* M é composto da molécula benalaxyl em mistura com mancozeb.
Cefanol* (acefato)
Cefanol* é um inseticida sistêmico de amplo espectro de ação, muito utilizado no controle das principais pragas da batata entre outras culturas.
Agroqualità* (bioativadores e produtos especiais para a nutrição vegetal)
Agroqualità* é uma linha inteira de produtos para a nutrição e fisiologia vegetal que está sendo lançada no mercado brasileiro.
Biozyme* TF é um bioativador de origem natural (extratos vegetais), que promove a melhoria da qualidade na produção da batata. Biozyme TF (aplicação foliar) aumenta e uniformiza o calibre (tamanho) da batata e tem tido resultados consistentes no Brasil. Este produto é hoje uma realidade no mercado brasileiro, assim como em outros países do mundo, onde é comercializado.
Em fase de desenvolvimento encontrase Biozyme TS, que criou seu conceito mundial como arrancador de germinação. Biozyme TS tem a virtude de estimular a germinação de sementes tratadas. Humiplex* é um outro produto da linha Agroqualità, que está em fase final de desenvolvimento e seu lançamento está sendo preparado para breve.
Humiplex* tem uma formulação especial (esférica) de ácidos húmicos para ser misturado com adubos, melhorando a absorção do fósforo pelas plantas, porque possui efeito ativador da troca catiônica da solução solo, disponibilizando mais o fósforo nessa solução. Humiplex* deve ser misturado com os principais adubos à base de fósforo.
Hamilton Humberto Ramos Pesquisador Científico – IAC/APTA – Jundiaí/SP hhramos@iac.br O controle químico de pragas e doenças é hoje o principal meio utilizado para a manutenção da fitossanidade na cultura da batata, sendo a...
“Batata na Boca” “Raina da Batata” “Casca da Batata – A mais comprida” “Segura o Saco”
PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 31, ACESSE O ARQUIVO PDF:http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_31.pdf
Mosca branca (Bemisia tabaci) x viroses na bataticultura: Não bastava o mosaico amarelo deformante (geminivirus – TYVSV) e agora também o enrolamento da folha (luteovirus – PLRV)? José Alberto Caram de Souza-Dias (Eng....