SLANEY

J. Marcos Bernardi Solanex Agrícola Ltda. Representante Exclusivo da IPM www.solanex.com.br


Propriedade
Irish Potato Marketing Limited, Loughlinstown Centre, Dun Laoghaire, Co. Dublin, Ireland


Cruzamento
Maris Page x Cara. Maturidade: Semitardia. Folhagem: Ereta, vigorosa, dando boa cobertura de solo. Folhas na parte inferior da planta, aberta com folíolos secundários arredondados. O folíolo terminal, frequentemente, é sobreposto.


Flores
Brancas e muito numerosas nas condições européias. Possui uma leve pigmentação violeta na parte inferior das pétalas. Frutos são raros.


Características do tubérculo
Formato: grande a muito grande.
Cor da pele: branca.
Cor da polpa: branca.
Profundidade dos olhos: rasos a médios.
Brotamento: tipo bulboso. Cor púrpura a cor-de-rosa, com muitas radículas.
Teor de Matéria seca: 19 a 20%.
Qualidade culinária: Batata firme e versátil que não desintegra ao cozer.


Resistência a Pragas e Doenças
Globodera rostochiensis: resistente;
Rhizoctonia: resistência moderada;
Virus X: imune;
Sarna comum: alguma resistência;
Virus Y: resistência moderada;
Requeima: boa resistência


Problemas internos
Coração oco: livre ou muito resistente.
Pinta ferruginosa: livre ou muito resistente.


Produtividade
Altíssima, de tubérculos grandes a muito grandes. Emergência rápida sob condições mediterrâneas. Em ensaios na Inglaterra, a produção foi muito alta e mais precoce, embora seja uma variedade de ciclo mais longo. Foi uma das variedades mais produtivas em ensaios no Brasil, Irlanda, Inglaterra, Espanha, Israel, Egito, Ilhas Canárias e Chipre.



Slaney cultivada no Egito


Este ano a procura, no Brasil por variedades produtivas, em áreas, tradicionalmente cultivadas com batatas, foi bastante grande. Principalmente no sul de Minas, Espírito Santo, Estado do Paraná e na região Nordeste e Norte do Brasil. Para grande surpresa os pesquisadores mais conceituados do Brasil também sugeriram que Slaney teria performance bastante satisfatória nas condições de temperatura e clima do Nordeste brasileiro, devido à rusticidade e facilidade de adaptação que são características inerentes dessa variedade.
Além das altas produtividades e resistência às doenças, há também, no programa de melhoramento de batatas da IPM, uma preocupação com o mercado brasileiro que procura por uma qualidade de pele atrativa e satisfatória que atenda às suas exigências.
Novas variedades continuarão a ser testadas com esse fim e já existem algumas promissoras que serão lançadas em breve. O programa Fome Zero certamente, além da política, precisará ser executado com alimentos. A batata, como alimento, encontra tanto nas variedades IPM, como na Slaney acima descrita, devido à sua altíssima produtividade e adaptação às condições brasileiras, um excelente reforço e amparo para as necessidades alimentares do povo brasileiro.

VEJA TAMBÉM

Diretoria Executiva Abag – Triênio 2002-2005

Conselho administrativo:Efetivo:Clayton Campanhola – EmbrapaAlfredo Felipe da Luz Sobrinho – SadiaArnout Van Schelven – RabobankIsaac Ribeiro F. Leite – CooxupeLuiz Alberto Garcia – AlgarLuiz Lourenço – CocamarMarcelo Balerini de Carvalho – AbbaMário Barbosa –...

LER

Carta ao leitor

A ABBA completa 10 anos de existência em agosto de 2006.Durante este período, a ABBA organizou dezenas de eventos; viabilizou a união profissional de produtores, empresas e instituições; criou e continua produzindo a Revista...

LER

Um novo professor para a ESALQ

O Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP está com processo seletivo em andamento para a contratação de um professor em Olericultura. Esse novo professor irá dedicar a maior parte de seu tempo na área...

LER

Fotos

Batata Deformada Batata Semente com Sarna Prateada Banca de frios Belém/PA

LER