SONAE intensifica parceria com fornecedores – Empresa opera de forma integrada com fornecedores e otimiza as suas vendas

Hudson Roberto José e-mail: hjose@sonae.com.br


O consumidor quer produtos disponíveis o ano inteiro, com a melhor qualidade, a maior variedade e o menor preço. Por isso, a Sonae Distribuição Brasil S.A. mantém uma atualização constante da sua operação. Atender melhor o consumidor implica, antes de tudo, relacionar- se melhor com os seus parceiros fornecedores e otimizar a sua cadeia geral de abastecimento.


Com uma rede de 171 lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, terceira maior do setor de supermercados do Brasil, a Sonae tem como base da sua operação a gestão integrada da cadeia de abastecimento. Esta política de atuação é sustentada pela integração com os fornecedores. Para a Sonae crescer, ela apoia e desenvolve o crescimento dos seus fornecedores.


O setor de hortifrutis é onde essa parceira, traduzida pela capacitação e qualificação de fornecedores, se destaca. Para entender melhor essa relação, basta observar a evolução dos hábitos do consumidor. Primeiro, houve o aumento da exigência da qualidade e em seguida a segmentação. Atualmente, é impossível operar no setor supermercadista sem estar atento às especificações que o consumidor exige nas lojas e que vão desde a busca por produtos originários de culturas alternativas, como hidropônicos, à exigência de disponibilidade de abastecimento o ano inteiro. São exigências que se não forem atendidas podem representar a extinção de uma marca.


Por isso, na Sonae uma boa operação é precedida de uma ampla integração. Para melhor o relacionamento com os vários fornecedores regionais e otimizar a distribuição, a empresa criou centrais de distribuição em Porto Alegre (RS), Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) e São Paulo. Através destas centrais, a empresa consegue suprir a necessidade de abastecimento diário de suas lojas mesmo com a dispersão geográfica da sua área de atuação.


O resultado dessa política pode ser verificado pelo crescimento da empresa, que saiu de um quadro total de 48 lojas em 1998 para as atuais 171 e continua crescendo. Os números da Sonae demonstram o grau de acerto da parceria com os fornecedores. Com um volume de vendas anualizadas correspondente a R$ 3,4 bilhões, a empresa registrou a visita de 144 milhões de clientes nas suas lojas no ano passado. Investiu R$ 300 milhões em 2000 e programou mais R$ 400 milhões para este ano, sustentando a inauguração de 20 novas lojas que totalizam mais 89 mil metros quadrados de área de vendas.


Histórico da evolução da empresa no Brasil


A Sonae Distribuição, o maior grupo não financeiro de Portugal, que atua em diversos setores de atividade, em vários países, chegou ao Brasil através de uma joint-venture com a Josapar, originando a Cia. Real de Distribuição, baseada no Rio Grande do Sul, no final da década de 80. Anos depois desta operação, o grupo português adquiriu a totalidade da empresa brasileira, partindo para a prospecção em outras praças.


Em junho de 1998, associou-se à empresa Cândia Mercantil Norte Sul, em São Paulo, num acordo que deu origem a uma nova sociedade, que foi denominada Sonae Distribuição Brasil S.A. Uma operação no final de 1998 fez do grupo o novo proprietário da rede paranaense Mercadorama, primeira no ranking nesta praça. No final de janeiro de 1999, a Sonae adquiriu também a rede gaúcha Exxtra Econômica. Seguiram-se ainda em 1999 a aquisição das redes Nacional, no Rio Grande do Sul, e Coletão e Muffatão no Paraná. Com estas aquisições e lançamentos de novas lojas, a Sonae Distribuição Brasil S.A. passou a controlar 172 lojas no país, com as marcas BIG para hipermercado, e Cândia (SP), Nacional (RS) e Mercadorama, em supermercado.


É atualmente o terceiro colocado no ranking nacional e um dos maiores empregadores do país, com 24.700 mil funcionários. No ano passado, o grupo consolidou as suas operações através de uma série de investimentos em novas tecnologias, remodelação e abertura de pontos de venda. Ao todo, foram investidos R$ 300 milhões para a abertura de mais 14 lojas no País e remodelação de 61 mil metros quadrados de área em outras já existentes. Com isso, a Sonae encerrou o exercício de 2.000 com 404 mil metros quadrados de área de vendas e um dos maiores fluxos de clientes do setor. Em 200, as lojas da empresa receberam 121 milhões de clientes. Somente no Paraná, foram 36 milhões de visitas, o equivalente a quatro vezes a população de todo o estado.

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