Utilfertil x Etanol e/ou combustível

Etanol – Devido às pressões ambientais e preocupações com segurança energética, a maior parte dos países, entre eles as principais potências econômicas, estuda a substituição das matrizes de combustível utilizadas atualmente (petróleo e carvão), por novas fontes energéticas. São pressões ambientais contra emissões de CO e CO2 na atmosfera proveniente do uso do petróleo (principalmente) e do carvão. Isso sem contar as pressões sobre segurança energética, que diz respeito à concentração da produção de petróleo em regiões de constantes confl itos étnico-religiosos. Estados Unidos – Produzindo e consumindo cerca de 20 bilhões de litros, meta de consumo de 28,4 bilhões em 2012 e 132 bilhões em 2017 – meta Bush. Custo do litro de etanol do milho = U$0,30 – contra custo de U$0,22/litro par etanol do Brasil, produzido de cana. Utiliza atualmente 3% de etanol à gasolina com consumo de 2 bilhões de litros por ano.


China – Estabeleceu mistura de 10% de etanol à gasolina em cinco províncias onde circulam 16% da frota de veículos da China, com mercado de cerca de 4.5 bilhões, com tendências a crescimento, com maiores perspectivas para biodiesel.


Índia – Atualmente estabelece mistura de 5% de etanol na gasolina, podendo chegar à proporção de 10% a 20%.


União Européia – Com grande motivação para uso do etanol devido a questões ambientais. Necessidades futuras de grandes importações. Deste modo, há um grande aumento nas perspectivas de crescimento do consumo do etanol no mundo. O número de áreas agrícolas insuficientes forçará cada país traçar sua própria estratégia, tanto para etanol, biocombustível ou qualquer outra alternativa energética que esteja em estudo avançado.


Brasil – Desde 1993 tornou-se obrigatório a mistura do etanol anidro à gasolina no percentual entre 20 e 25%. Atualmente, produzimos 17,5 bilhões de litros por ano, com a meta de produção de 35,7 bilhões de litros até 2013. Em 2013, calcula-se que poderemos exportar cerca de 7 bilhões de litros, com o consumo interno estando em cerca de 28 bilhões de litros. Custo atual do litro do etanol brasileiro da cana-de-açúcar é de U$0,22 contra:


• U$0,30 do etanol americano do milho
• U$0,45 do etanol europeu de cereais
• U$0,53 do etanol europeu de beterraba


Portanto, a produção do etanol no Brasil necessita continuar a crescer rapidamente e, assim, expandir as áreas de cultivo da cana-de-açúcar. Em termos de Brasil, não há motivo para preocupações quanto à expansão da cultura de cana-de-açúcar: temos 62 milhões de hectares (aproximadamente 10%). Temos 200 milhões de áreas em pastagens, das quais 90 milhões podem ser transferidas para agricultura (cana, cereais, etc) sem afetar questões ecológicas ou ambientais.


Estamos possibilitando com a cana, grandes volumes de exportações (superávits comerciais), aquecendo o mercado de máquinas, equipamentos, insumos, transportes, etc. Ou seja, produzindo empregos diretos e indiretos.


A região – A característica da região sudeste, que abrange o quadrilátero Itapetininga – Paranapanema – Itaporanga – Itapeva é de produtora de cereais. A expansão do plantio da cana-deaçúcar iniciou-se há três anos naturalmente impulsionada pelas boas condições econômicas do açúcar e álcool. Paralelamente, ocorreu nos três últimos anos, notadamente no ano 2005, problemas com os preços dos cereais, o que fez um certo número de agricultores arrendarem suas áreas para cana.


Outras áreas ociosas ou de pastagens foram cedidas para cana, porém, na região continua predominando a cultura de cereais. As perspectivas para cereais (milho e soja) são boas no presente e para o futuro, uma vez que etanol está absorvendo praticamente todo milho americano que seria exportado. Com isso o preço do milho já está subindo a altas taxas nos mercados. A soja está em alta no mercado mundial, estimulando também seu plantio. O consumo do etanol no mundo está fazendo preços do milho e da soja aumentarem (etanol favorecendo os cereais), estimulando seu plantio.


Assessoria de Imprensa Código Solar Produções
(21) 2214-0257 – codigosolar@globo.com


Utilfertil
A Utilfertil atua intensivamente em nossa região atendendo a cereais e cana-de-açúcar. Atua também em quase todo o Estado de São Paulo, regiões do Paraná e Mato Grosso do Sul. A empresa, que completa 25 anos em 2007, tem plenas condições de continuar suprindo os mercados agrícolas em expansão, como o mercado da cana-de-açúcar, por exemplo. Suas unidades operacionais têm capacidade para dobrar sua produção se o mercado solicitar. Na onda do etanol e do biodiesel, com certeza haverá uma crescente no mercado de produção de fertilizantes.

VEJA TAMBÉM

Entrevista Consumidor

A ABBA entrevistou a consumidora Aparecida Bueno da Silva nos Supermercados Pão de Mel em Itapetininga (SP) com o objetivo de saber sua opinião sobre batatas. D. Aparecida disse que sua família consome predominantemente...

LER

Batata – Alimento Saudável

Valor NutricionalUma batata média (150g) não contém gordura, é rica em ferro, potássio e fibras, além de ser excelente fonte de vitamina C. Confira: Dicas A sopa ficou salgada?Coloque uma batata crua, ferva eretire...

LER

Abba promove visita de alunos da Esalq a lavouras de batata em Itapetininga – SP

    Alunos da disciplina Olericultura II, do curso de engenharia agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, em companhia do Professor Paulo César Tavares...

LER

Carta ao Leitor

A edição número 14 da Revista Batata Show traz para você informações técnicas, comerciais, institucionais, de consumo, legislações, cadeia produtiva de batata do exterior, fotos interessantes relacionadas à batata, etc. A partir desta edição,...

LER