VIAGEM TÉCNICA ABBA – 2005


A ABBA organizou uma viagem técnica e turística à França e Holanda, de 03 a 11 de setembro de 2005.
O grupo foi composto por 55 pessoas – Bahia (09), Goiás (07), Minas Gerais (09), São Paulo (18), Paraná (10) e Rio Grande do Sul (02). A viagem teve como objetivos conhecer a Cadeia Francesa da Batata, participar do Potato 2005 em Emmeloord – Holanda – e aproveitar para realização de atividades turísticas e culturais. Como atividades turísticas e culturais, o grupo visitou locais históricos tais como palácios, museus, igrejas, monumentos, shoppings, restaurantes, etc.



Como atividades técnicas, o grupo teve oportunidade de conhecer pessoas, empresas e organizações que já foram modernizadas para serem competitivas ao mundo globalizado. Na França, visitamos o Rungis Marche International, o maior e mais moderno centro de distribuição de alimentos frescos da Europa; a F.N.P.P.T – Federation Nationale dês Producteurs de Plants de Pomme de Terre e o Comitê Nord – organizações profissionais dos produtores franceses; a empresa Parmentine – empresa especializada no fornecimento de batata fresca às grandes redes de varejo e uma loja do Carrefour onde pudemos observar a diversidade de batatas para atender às demandas dos consumidores.


 


 


Na Holanda, participamos da feira quinquenal de Emmeloord – uma das maiores feiras da cadeia da batata; visitamos a Agrico – uma das maiores produtoras de batata-semente do mundo; a Tolsma Techniek – empresa que produz modernas máquinas de beneficiamento de batata, cebola e cenoura. Também visitamos as empresas Bejo Sementes e Enza Zanten, especializadas na produção de sementes de cenoura e cebola.


 


 


 


Pudemos observar nestes países, em pleno funcionamento, diversas atividades que, infelizmente, continuam como problemas no Brasil. Destacamos as modernas legislações inerentes à batata-consumo, semente, ambiental – são exequíveis e proporcionam resultados práticos; a organização das cadeias produtivas – altamente profissionalizadas, sustentáveis e competitivas; os mecanismos de agregação de valores – rastreabilidade, embalagens, variedades; a defesa comercial e fitossanitária – inexistência de inadimplência e uso obrigatório de batata-semente certificada; a abundância de tecnologia – mecanização, transporte, beneficiamento, embalagens, nutrição, variedades, etc; a satisfação e o respeito aos consumidores – classificação moderna e informações culinárias. Sem dúvida, estas mudanças só foram possíveis porque houve a integração profissional das pessoas, empresas, segmentos e governo e as decisões atenderam aos interesses coletivos em detrimento do individual.

VEJA TAMBÉM

Restaurante Universal Diner

CLS 210 – Bloco B – Loja 30 – Brasília/DF – CEP. 70740-772gerencia@universaldiner.com.br – reservas: (61) 3443.2089 A ABBA entrevistou o chef do Restaurante Universal Diner, sr. Mário, localizado em Brasília (DF) para saber...

LER

Apoio à Comercialização de Batata

A ABBA disponibiliza aos seus associados o SCI – Sistema de Crédito e Informações – com a finalidade de apoiar na comercialização de batata. Segue abaixo um resumo das informações no período de 2002...

LER

Colheita durante o ano todo garante maior preço médio ao produtor

Analisando o preço anual do tubérculo entre 2001 e 2007, observa-se que o valor médio do tubérculo foi de R$ 24,00/sc de 50 kg. Esse valor é próximo ao valor mínimo de venda estimado...

LER

Avaliação Pós-Colheita em Unidades de Beneficiamento para Batata Consumo

Prof. Dr. Marcos David Ferreira. Tecnologia Pós-Colheita. Faculdade de Engenharia Agrícola FEAGRI/UNICAMP, C. P: 6011, CEP: 13083-875, Campinas-SP. marcos.ferreira@agr.unicamp.br A batata é uma das hortaliças mais plantadas no Brasil, com grande expressão econômica em...

LER