Atividades e Realizações

1 – Ensino: A ABBA proferiu palestras com informações atuais e reais para milhares de estudantes de dezenas de faculdades de agronomia no Brasil.

 

2 – Capacitação: A ABBA realizou eventos que proporcionaram a capacitação e a atualização de conhecimentos sobre a cadeia e a produção de batatas a centenas de produtores, técnicos e pesquisadores.

 

3 – Pesquisa: A ABBA proporcionou apoio econômico, campos de experimentação, materiais, informações, etc. para pesquisas técnicas e gerais a dezenas de pesquisadores e empresas.

 

4 – Legislações: A ABBA, em conjunto com o governo federal, adequou e modernizou as principais legislações inerentes à batata-semente (produção, comercialização e fitossanidade) e consumo (classificação).

 

5 – Comércio Internacional: A ABBA denunciou às autoridades inúmeras importações irregulares de batata (semente e consumo) e a prática de dumping por países exportadores de batata industrializada.

 

6 – Informações: A ABBA proporcionou informações reais e atuais através de website próprio, da Revista Batata Show e na mídia (televisão, jornais, revistas, etc).

 

7 – Mídia: A ABBA defendeu em diversas situações (matérias em jornais, revistas, técnicas e científicas fornecidas pelos pesquisadores especializados na cultura.

 

8 – Eventos: A ABBA organizou eventos nacionais e internacionais sobre a cadeia da batata e participou através de palestras representando o Brasil em mais de 20 eventos internacionais.

 

9 – Político: A ABBA conseguiu sensibilizar muitas autoridades governamentais da importância social e econômica da Cadeia Brasileira da Batata.

 

10 – Integração: As atividades da ABBA proporcionaram a integração profissional de todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata no âmbito nacional e internacional.

 

ABBA – 20 ANOS

As principais conquistas da ABBA e os benefícios à Cadeia Brasileira da Batata resultante das atividades realizadas durante 20 anos:

 

1 – Legitimidade e Representatividade: Dedicação, honestidade, competência, paciência e resultados proporcionaram à ABBA a condição de legítima representante da Cadeia Brasileira da Batata. Este “status” gerou credibilidade para a ABBA defender a Cadeia Brasileira da Batata.

 

2 – Integração: As reuniões regionais, os eventos nacionais (Congressos e Seminários), as viagens técnicas internacionais, as visitas recebidas de delegações de muitos países proporcionaram a integração de pessoas, empresas, instituições e países que trabalham com batata.

 

3 – Família ABBA: Os associados, colaboradores e empresas parceiras formaram a Família ABBA composta por mais de 1000 pessoas, unidas profissionalmente em busca de benefícios coletivos.

 

4 – Informações: A Revista Batata Show, o website da ABBA, o fornecimento de informações à mídia (revistas, jornais, televisão), as sinopses virtuais (informações da internet), contribuíram para justificar a importância da batata como alimento imprescindível à humanidade.

 

5 – Capacitação: As “aulas” em diversas faculdades, os treinamentos e palestras técnicas nas regiões produtoras de batata, o envio de informações técnicas, contribuíram para a formação, capacitação, reciclagem e atualização de milhares de profissionais que atuam na produção de batata no Brasil.

 

6 – Comércio Internacional: Em sinergia com o governo federal foram atualizadas as principais legislações relativas à batata (produção, importação, classificação). Denúncias e proibição de importação de batata “fora de padrão” impediram a introdução de novos problemas fitossanitários e a comprovação da prática de “dumping” por exportadores de batata industrializada fortaleceu a indústria brasileira.

 

7 – Pesquisas: A ABBA apoiou dezenas de pesquisadores do país a identificar novos problemas fitossanitários e a desenvolver novas tecnologias para melhorar a produção nacional. A ABBA realizou pesquisas que indicaram as demandas e opiniões dos consumidores brasileiros sobre a batata.

 

8 – Patriotismo: Na luta por um Brasil melhor, a ABBA busca, insistentemente, sensibilizar o governo para demonstrar a importância social e econômica da Cadeia Brasileira da Batata, como geradora de empregos e da sustentabilidade da agricultura familiar.

 

A sustentabilidade e a modernização da Cadeia Brasileira da Batata são vitais para todos os segmentos nacionais – ensino, pesquisa, insumos (sementes, fertilizantes, agroquímicos, embalagens, máquinas, entre outros), produção, comércio, indústria e, principalmente, para os trabalhadores e os consumidores brasileiros.

Diante desta realidade, a ABBA está convicta que o associativismo é a melhor opção para vencer  no mundo globalizado e proporcionar um futuro melhor para nossa gente.